6 cuidados que você deve ter ao realizar reformas
Reformas podem trazer a solução de muitos problemas da casa, mas podem também causar muitas dores de cabeça, precisando ser planejado, e para que tudo vá bem, muitos cuidados tem que ser tomados antes de botar a mão na massa.
1- Mão de obra
Contrate mão de obra especializada. Recomenda-se pedir orçamento e planejamento do trabalho a ser realizado, ambos por escrito. Isso servirá de base para uma possível elaboração de contrato e resguardará as duas partes. No caso de contratar um engenheiro civil ou arquiteto, solicite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), anuidade do CREA e cópia da carteira do CREA.
2- Vizinhança
Boa diplomacia pode poupar futuros problemas com vizinhos. Antes de dar início à reforma, converse com seus vizinhos mesmo que informalmente para avisar do início dos trabalhos. Se algum outro morador tiver alergia à tinta ou problemas respiratórios, por exemplo, essa conversa evitará problemas.
Lembre-se que a maioria das leis municipais limitam a emissão de barulho até às 22h00. Muitos condomínios, entretanto, determinam que as obras aconteçam até 17h, horário em que os moradores começam a chegar em casa após o trabalho.
3- Estrutura
A estrutura de uma construção convencional é formada por 4 elementos: fundação, pilares, vigas e lajes. Em reformas de apartamentos ou edifícios, esses elementos não podem ser alterados em nenhuma hipótese. Se a reforma acontecer em uma casa ou outra edificação de pequeno porte, o engenheiro contratado pode orientar sobre pequenas alterações na estrutura a partir de reforços estruturais.
4- Vedações
Antes de colocar a mão na massa, garanta que todos os registros internos estejam fechados e que todos os ralos sejam fechados usando jornal, pano ou alguma superfície plástica. Essa vedação vai evitar o entupimento da tubulação do imóvel, já que através de um único ralo a sujeira pode escorrer para o resto dos canos.
5- Aquecimento da tubulação
No caso de trabalhar com algum material ou processo que esquente o ambiente, tome cuidado para que isso não aqueça as tubulações da casa, principalmente se feitas de canos PVC. Com o aquecimento do ambiente é possível derreter as tubulações e as suas junções, que são feitas de colas sensíveis à mudanças bruscas de temperatura.
6- Concretagem O manuseio do concreto é um pouco complicado e quando endurecido, o material pode marcar para sempre alguns locais. Ralos, tubulações, azulejos e cerâmicas devem receber atenção especial se a aplicação de concreto estiver acontecendo perto desses materiais. O ideal é revestir móveis e superfícies com lonas, papelões e outros materiais resistentes.