Fosco? Acetinado? Semibrilho?
Ao falar em tinta acrílica, você vai se deparar com três tipos de acabamentos, são eles:semibrilho, acetinado e fosco. Mas afinal: quais são as diferenças entre eles e como não errar na hora da escolha?
Começamos por aquele que proporciona mais brilho e conta com reflexos intensos de luz. O acabamento Semibrilho garante excelente resistência ao desbotamento e à aparição de manchas na pintura. É indicado para superfícies sem imperfeições. Além disso, ele é mais impermeável do que uma tinta fosca, pois protege e aumenta a vida útil do reboco ou da textura. O brilho final – aquele acabamento que chama a atenção de todos, depende de quantas demãos forem aplicadas, ou seja, quanto mais demãos, mais brilho.
O segundo acabamento é o Acetinado. Ele possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho, ou seja, os reflexos são discretos e reduzidos, pois conta, em sua composição, com mais resina que as tintas foscas e menos que as semibrilho. O produto permite uma boa resistência a mofo e algas, indicado para áreas internas e de grande circulação. A limpeza é facilitada e pode ser feita com um pano úmido.
Outra opção de acabamento é o Fosco. Ele não tem brilho e não reflete diretamente a luz que o ambiente recebe, pelo fato da quantidade de resina ser menor. É uma poderosa ferramenta para disfarçar leves imperfeições do substrato e acabamento que confere requinte e sofisticação aos ambientes. Além disso, esse acabamento proporciona uma aparência uniforme em grandes áreas e permite efetuar retoques na pintura de uma maneira mais fácil.
Você sabia? Agora a Pinturas Rossetti atende também Sapucaia do Sul e Passo Fundo.